[layerslider id="15"]

VPK, a escolha.

VPK, a escolha.
01 fev 2018

Pré-escola na Flórida: Como e quando escolher a escolinha para o seu filho.

 

Com suas delícias e seus desafios, 2018 começou com muitas promessas  e com muito trabalho, porque a maternidade não prevê férias. Em janeiro minha Emma completou 4 anos, e chegou à idade escolar.

 

Quer dizer, isso de um ponto de vista pessoal, uma vez que o Voluntary Pre Kindergarten (VPK) — o nosso pré, lá no Brasil — é opcional no estado da Flórida.

 

Tomei a decisão de matricular a minha filha mais velha na escola assim que ela completou 4 anos porque entendo que esse programa ajuda as crianças a prepararem-se para a vida acadêmica (e porque é um exercício importante de sociedade), já que em sala de aula eles têm a chance de conviver com colegas e aprender a respeitar as opiniões e diferenças.

 

Como acontece nas demais etapas escolares, o ano letivo aqui se inicia em agosto/setembro e podem ser matriculadas no VPK os pequenos que completam 4 anos até o dia 2 de setembro.

 

Por já ter vivenciado todas as etapas burocráticas e emocionais da iniciação escolar com a Rebecca, tenho referências e tempo para conhecer novas escolas e métodos de ensino diversificados pra ver qual se encaixa melhor no perfil da Emma.

 

A parte mais difícil, para mim, foi escolher a escola certa: optar pela instituição que estivesse mais afinada com os nosso valores familiares e que ainda suprisse os inúmeros requisitos impostos por uma “mãe chata”.

 

Investi meses a fio comparando as notas, os endereços e os diferenciais das escolas — e o fiz  pensando, sem pressa, pois somente com informações detalhadas em mãos estaria segura para, enfim, tomar minha decisão.

 

Tamanho preciosismo, porém, atrasou um bocado os meus planos: as mães costumam matricular seus filhos em fevereiro para o ano letivo que começa em agosto/setembro.

 

Assim, das três escolas que selecionei e visitei, todas já estavam completas e com lista de espera — e aí bateu aquele desespero! Por sorte, a secretária de uma escola metodista indicou uma instituição que muito me agradou, e passou a ser a escolinha da Rebecca.

 

Então, para as mães que embarcam agora nessa “aventura”, recomendo que procurem  no website de seu condado as escolas que mais se encaixam no seu perfil e no perfil do seu pequeno; que corresponda (e até supere) suas expectativas.

 

Para concluir, vale lembrar que o estado da Flórida oferece o programa gratuitamente e, novamente, ele que não é obrigatório.

 

Como haveria de ser, fica sob inteira responsabilidade dos pais julgar o melhor momento de seus filhos iniciarem a vida escolar — e aqui em casa essa questão foi tratada com a urgência e seriedade,visando um futuro melhor pra eles.

Pré-escola na Flórida: como e quando escolher a escolinha para o seu filho.

 

Lisa Camargo

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × um =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba as novidades BrazilUSA

Faça parte de nossos assinantes e receba todas as novidades da BrazilUSA.

You have Successfully Subscribed!