[layerslider id="15"]

HALLOWEEN

HALLOWEEN
18 out 2017

Abóboras gigantes, fantasmas, caveiras, personagens assustadores e imagens que provocam o medo estão entre os principais símbolos do Halloween, que acontece todos os anos no dia 31 de outubro. Além dos Estados Unidos, a tradicional festa é realizada em outros países de língua inglesa como Canadá, Escócia, Inglaterra e Irlanda. A celebração está vez mais comum pelo mundo, inclusive no Brasil. Mas, na grande Orlando, ao andar pelas ruas, é possível ver casas e estabelecimentos comerciais decorados com o tema. Nos supermercados, além de objetos para decoração, está à disposição dos consumidores os doces para serem distribuídos na data. Em Celebration, por exemplo, os moradores se preparam para comemorar o Dia das Bruxas com muita diversão e criatividade. Os parques temáticos estão com intensa programação alusiva ao Halloween.

A ORIGEM

Relatos históricos dão conta de que os celtas que habitavam o que hoje chamamos de Irlanda e Reino Unido, comemoravam o Ano Novo no dia 01 de Novembro. Esta data marcava o fim da colheita e do verão, e o começo do inverno – a estação da escuridão. Para esses povos antigos, na véspera do dia de mudança, o dia 31 de outubro, a divisão do plano dos vivos e dos mortos se misturava, ao qual eles deram o nome de Samhain – quando fantasmas  ficavam soltos e dominavam a terra, destruiam plantações e causavam arruaças. Segundo a mitologia, para representar esse caos sobrenatural, os celtas se fantasiavam com peles e cabeças de animais abatidos para o inverno, acendiam fogueiras para espantar os espíritos e usavam a comida para acalmar os visitantes.

HALLOWEEN E OS EUA

O Dia de Todos os Santos era chamado, em inglês, de “All-hallows”. A noite da véspera era, portanto, “All-hallows Eve”, o atual Halloween. No século 19, os Estados Unidos, que haviam sido colonizados por cristãos das antigas terras celtas, receberam uma nova leva de imigrantes, especialmente da Irlanda, que sofria, na época, com uma crise de fome. Os irlandeses levaram na bagagem o ancestral costume. E foi no século 20, que o Halloween juntou ao seu caldeirão de influências a força da cultura dos filmes de terror. Mas não existe ligação dessa festa com o mal. O que hoje dá o tom da celebração, são elementos ligados ao folclore da bruxaria.

DOÇURA OU TRAVESSURA

Trick-or-treat ? É com esta pergunta que as crianças vão fantasiadas, de casa em casa, para celebrar o dia de Halloween. Quem responde “doçura” deve dar doces para as crianças. Se a resposta for “travessura”, aí é a vez das crianças agirem fazendo uma pequena “brincadeira”. É importante ressaltar que muitas das guloseimas distribuídas durante o Halloween tem formatos especiais, como por exemplo fantasmas, aranhas, abóboras, entre outros.

Compartilhar

Comentários

  1. John Disse: 23 novembro, 2017

    Nice article.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 + dezenove =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba as novidades BrazilUSA

Faça parte de nossos assinantes e receba todas as novidades da BrazilUSA.

You have Successfully Subscribed!