May 19, 2012, 5:27 pm

In order to view this object you need Flash Player 9+ support!

Get Adobe Flash player
Joomla! Slideshow
Home Turismo Weeki Wachee Springs: parque encantado pelas sereias
Weeki Wachee Springs: parque encantado pelas sereias PDF Print E-mail
Written by Stella Freeman   

Localizada no Golfo do México, à 2 horas de Orlando e 40 minutos de Tampa, o Parque Estadual Weeki Wachee Springs, que na língua nativa dos índios Seminoles significa “pequena nascente” ou “rio das curvas”, é considerado umas das atrações turísticas mais antigas e originais da Flórida. A cada 24 horas, mais de 400 milhões de litros de água fresca e mineral borbulham de cavernas subterrâneas submersas numa temperatura de 22 graus Celsius.

A nascente é tão profunda que até hoje nunca encontraram o fundo. Na bacia da nascente foi construído e submergido o Mermaid Theater um teatro aquático onde sereias nadam e se apresentam em performances como “A Pequena Sereia” e “Fish Tales”. A bacia da nascente tem aproximadamente 30 metros de largura em pedra calcária e uma correnteza de 8km/h (o que requer muita técnica e graça para realizar qualquer coreografia). Weeki Wacheee é um lugar mágico, um paraíso aquático misteriosamente azul onde sereias, peixes-boi, tartarugas, peixinhos e muitas bolhinhas vão lhe encantar !!!

Há mais de 60 anos, o parque diverte e entretêm visitantes com suas lindas e charmosas sereias que nadam e dançam nas águas cristalinas e profundas da nascente. Tudo isso começou em 1946 quando Newton Perry, um marinheiro reformado da Marinha Americana e especializado em treinar mergulhadores para operações especiais na segunda guerra mundial, acreditou que a nascente de Weeki Wachee era um bom lugar para começar um novo negócio.

A nascente estava cheia de geladeiras enferrujadas e carros abandonados. Todo o lixo foi retirado e Newton inventou um método de respiração embaixo d'água graças a um sistema de mangueiras flutuantes que forneciam oxigênio e dispensando assim a necessidade dos tanques de ar presos às costas. Desta forma, humanos pareciam nadar e permanecer submersos o tempo desejado “naturalmente” sem todo aquele aparato artificial. Quando o fôlego já está curto a “sereia” agarra uma das mangueiras flutuantes e coloca na boca por alguns segundos assim recarregando os pulmões com oxigênio.

Ele contratou e treinou lindas mulheres–sereias que se tornavam famosas e atraíam milhares de turistas todos os anos. Naquela época, a U.S. 19 era uma pequena rua de mão-dupla e a única asfaltada da região. Não tinha posto de gasolina, nem supermercados e nem cinemas. Ali viviam mais ursos pretos, jacarés e animais típicos da Flórida do que humanos. Naquele tempo, não havia muitos carros. Quando as mulheres ouviam o barulho do motor de algum carro, corriam com seus lindos trajes de banho para a beira da estrada atraindo os motoristas para o estacionamento exatamente como as sereias faziam com os marinheiros e pescadores das lendas.

O Parque Estadual Weeki Wachee Springs oferece inúmeras atrações para toda a família. Além do Teatro das Sereias onde são realizados shows diários, há também outros shows com animais exóticos e da fauna local. Crianças e adultos ficam realmente impressionados com a beleza e graça do ballet das sereias e logo após o show você tem a chance de encontrar e tirar fotos com elas. A Buccaneers Bay é a área destinada à recreação aquática da nascente. A área de lazer inclui uma praia de areias brancas e água azul transparente com guarda-sóis gigantes e espreguiçadeiras espalhadas, escorregadores radicais, rio da preguiça natural e piscinas com atrativos coloridos. Tudo alimentado com água mineral corrente. Amplo estacionamento, banheiros, restaurantes, loja de souvenir e conveniência, salão de festas e área de piquenique fazem parte da infra-estrutura do local.

Para reforçar ainda mais a diversão de todos, passeios de barco educacionais ao longo das águas cristalinas do Rio Weeki Wachee são oferecidos onde se tem a oportunidade de observar e aprender sobre a fauna e flora local. Mas se você tem espírito de aventura e gosta de programas diferentes, caiaques e canoas podem ser alugados. Você desce o rio de caiaque ou canoa e a equipe do parque se encarrega de lhe buscar via transporte terrestre, assim você não tem que voltar remando contra a corrente. Hoje, a cidade de Week Wachee é uma das menores cidades dos Estados Unidos com apenas 9 moradores, incluindo a prefeita que como não poderia ser diferente, é uma sereia veterana.

Não deixe de visitar Weeki Wachee que não só é um paraíso ecológico, como também um patrimônio histórico de uma Flórida de tempos mais simples, onde a fantasia, criatividade e a imaginação de cada um eram sinônimos de muita diversão.

 

 

 

 

 



Especial Miss Mirim

Dicas da Semana