[layerslider id="15"]

Ybor City

Ybor City
18 maio 2018

CAPA BRAZILUSA SUNCOAST 43Ybor City, meu bairro favorito em Tampa, foi fundado como uma cidade independente em 1885 por um grupo de fabricantes de charutos liderados por Vicente Martinez Ybor, um espanhol que emigrou para Cuba em 1832 e começou sua fábrica de charutos em Havana. Em 1868, por causa da Revolução Cubana, teve que transferi-la para Key West, mas por falta de um bom suprimento de água doce e de mão-de-obra de qualidade teve que considerar mover seu negócio para outro local, Ybor.
Esse bairro sempre foi um caldeirão de imigrantes. Os cubanos e espanhóis sempre foram a maioria, dominando as fábricas de charutos e definindo o tom cultural da comunidade. Mas também tinham os Italianos cuidando do comércio local, restaurantes e agropecuária; os alemães que contribuíram para a indústria do tabaco com suas excelentes caixas de para charutos; e, em menor escala, romenos judeus e chineses trabalhando no varejo.
Em 1887 Ybor foi anexada a Tampa, cresceu e prosperou e a partir da década de 1890 até o final de 1920, quando suas fábricas estavam produzindo cerca de meio bilhão de charutos enrolados a mão, ficou conhecida como a capital do charuto no mundo. Ybor City
Com a chegada da “Grande Depressão” na década de 1930 muitas fábricas fecharam, e outras, para diminuir o custo operacional, trocaram o trabalho manual de enrolar os charutos por máquinas, gerando muito desemprego.
Lá pela década de 50, com a construção da rodovia I-4, muitas estruturas no bairro foram demolidas, resultando numa Ybor abandonada e decadente. Na década de 80 a rua central do bairro, 7th Avenue, começou a demonstrar sinais de uma lenta recuperação, tornando-se um refúgio boêmio para artistas.
Hoje Ybor City é o bairro mais diversificado de Tampa Bay. Durante o dia você conhece um bairro apaixonante, com suas ruas de tijolos, fachadas históricas, restaurantes deliciosos, vitrines de pequenas fábricas de charutos onde você pode assistir a produção manual dos mesmos. À noite você se depara com bares, restaurantes e danceterias que abrigam as mais variadas tribos, sem nenhuma distinção de raça, cor, origem, credo ou opção sexual.
Ybor CitySegundo a Broker Corina Lessa, Ybor City recebeu a designação de Distrito Histórico Nacional e diversos prédios do bairro estão na lista nacional do Registro de Lugares Históricos. O governo da cidade de Tampa e a câmara de comércio local estão juntando esforços para encorajar e promover o desenvolvimento da região. Ybor é uma opção interessante para quem procura um estilo de vida mais urbano, não tem filhos e tem interesse por construções históricas. Há opções de apartamentos, townhomes e casas no estilo bangalô disponíveis no mercado imobiliário dessa região. Um dos imóveis mais legais que visitei na área foi Box Factory Lofts localizado pertinho da Ikea. O prédio hoje residencial, é considerado o mais antigo de Tampa. Antigamente foi uma fábrica de caixas de charuto e foi convertido em lofts super modernos com um toque industrial. Muito bacana o fato de que conseguiram manter algumas estruturas da época em que foi construído cerca 1890.
Visite YborCity!

Cecilia Rivellino

Ybor City Ybor City

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − cinco =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba as novidades BrazilUSA

Faça parte de nossos assinantes e receba todas as novidades da BrazilUSA.

You have Successfully Subscribed!