[layerslider id="15"]

Tomada de decisão

Tomada de decisão
30 set 2018

CAPA BRAZILUSA SUNCOAST 46Forças, fraquezas, ameaças e oportunidades! A análise SWOT é uma técnica desenvolvida aqui nos Estados Unidos, utilizada para a estratégia de guerra e posteriormente no meio empresarial. Hoje é estudada nos cursos de administração, economia e algumas outras classes de humanas. Saber desenvolver uma técnica destas poderá ajudar em várias etapas da sua vida; para a tomada de decisões e em colocá-las em prática.
A cada episódio da vida, onde se faz necessário a tomada de uma decisão, você poderá pegar uma folha de papel e uma caneta, fazer uma cruz nela, onde terá 4 quadrados a serem analisados. Primeiro superior à esquerda “forças”, superior à direita “fraquezas”, inferior à esquerda “ameaças”, inferior a direta “oportunidades”. É importante ter claro o que estará sendo avaliado. Por exemplo: a mudança de um trabalho, cidade etc…
O que esta escolha em análise terá de forças, pontos fortes, positivo que está dentro de você para desenvolver esta habilidade? Você poderá citar de 3 a 5. Para a fraqueza, a mesma coisa: quais são os pontos fracos, negativos internos que dificultam ou atrapalham esta “proposta”?
Em seguida você irá ponderar quais ameaças esta decisão pode apresentar para você e os que serão envolvidos, lembrando que toda ameaça é externa. Ela vem do ambiente e está fora do seu controle. O que externamente poderá ameaçar o projeto?
Por fim, as oportunidades: o que está realmente lhe sendo apresentado, as oportunidades assim como ameaças, não dependem de você, é o meio que as apresenta, está outside, no ambiente. Quais são estas oportunidades no novo proposto?
Após, a descrição destes quatro indicadores, é importante que você leia-o e análise. Veja qual tem mais adjetivos. O que é mais forte, se lhe oferece mais oportunidades ou ameaças? Se você tem mais pontos fortes ou fracos para encara-lo? Ou seja, qual é a real “vantagem” de se decidir por executar o projeto ou não. Você poderá aplicar esta técnica em todas as demais decisões da sua vida. Com o passar do tempo, ela se tornará automática na sua mente, como tudo aquilo que tens o hábito em praticar.
Deus abençoe os seus projetos e Sucesso!

Cristiane Almeida

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *