[layerslider id="15"]

Ser Presente

Ser Presente
16 dez 2018

CAPA BRAZILUSA SOUTH FLORIDA 38Com as festas de fim de ano se aproximando, é tempo de planejar listas de presentes. Compramos presentes para quem amamos, para quem nos presta serviços e até para nós mesmos. Você já parou para pensar que o melhor presente que você pode dar a alguém é a sua presença? Presentes são importantes por razões óbvias, já que representam uma demonstração de apreço. Presentes são mais que uma comercialização do Natal e demais datas comemorativas, eles são de fato um símbolo de amor, gratidão e estima. Portanto, não precisam ser substituídos pela sua presença física – ou você pode acabar causando desapontamento, principalmente dos pequenos.
O que você pode fazer é se dedicar a ser mais presente, além dos presentes que distribuirá nesse fim de ano. Pense no tempo que passa com pessoas pelas quais se importa, sem estar realmente presente. Quando está brincando com seu filho ou almoçando com um amigo, mas não larga seu celular. Isso pode fazer quem está com você se sentir menos importante do que o seu celular, suas mensagens ou seu Instagram. Mesmo que esteja verificando mensagens de trabalho, o que provavelmente justificaria a atenção desviada, você pode ter a delicadeza de se desculpar, para que a pessoa que está na sua frente se sinta respeitada. Então, caso tenha esse hábito, por gentileza tente deixar seu aparelho de lado, no modo silencioso, no seu bolso, ou quem sabe até o desligue, e se faça presente. Dedique-se ao momento e perceba como se sente. Se você tem consciência de que costuma se dedicar ao celular (ou TV, videogames, ou seja o que for que lhe mantem atento à tela) enquanto dá atenção aos seus queridos, experimente deixar seus eletrônicos de lado. Essa experiência pode ser impactante na sua vida.
É importante também estar presente consigo mesmo. Costumamos estar sempre um passo à frente. Estamos sempre planejando o dia que está por vir, uma reunião, um discurso, um evento, uma lista de compras ou até o jantar. Se você tentar silenciar sua mente e focar no momento presente, você pode experienciar sensação de leveza e de dever cumprido. Se vai à academia e realmente se dedica aos exercícios – em vez de passar esse tempo revivendo algo que aconteceu ou planejando algo que está por vir –, você tem melhor rendimento por estar mais atento aos seus movimentos e sua respiração e acaba atingindo resultados mais facilmente do que se o fizesse inconscientemente.
Da mesma forma com uma conversa. Quando está inteiramente presente, escutando e se engajando na conversa, com sua atenção individida, você se dedica genuinamente a quem está falando com você. Demonstrando respeito e apreço, vai se sentir mais conectado e não apenas ficar sentado em frente à pessoa e depois nem lembrar do que ela estava falando.
Com os avanços da tecnologia, fica fácil esquecermos de nos conectar de verdade com nossos queridos. Por outro lado, a tecnologia também auxilia os relacionamentos, quando nos permite estar presentes apesar da distância física. Enviar mensagens de texto é prático, mas se dedicar mais a quem você ama pode ser muito recompensador. Pare para fazer uma ligação para sua avó, sua mãe, ou sua irmã. Você pode alegrar o dia delas. Além disso, você vai se sentir bem consigo mesmo. Fazer-se presente é o melhor presente tanto para quem dá, quanto para quem recebe.
Você pode exercitar sua presença checando sua consciência ao longo do dia. Enquanto tomar banho, verifique se está apenas tomando banho ou também planejando seus compromissos. Quando estiver dirigindo, perceba se está focado na direção ou se já passou metade do trecho e nem percebeu. Estar consciente aumenta o foco e até a segurança. Quando sua mente trabalha multidisciplinarmente, suas chances de erro e acidentes aumentam. Diferente de quando se dedica a uma coisa por vez – é quando você tende a concluir suas tarefas da melhor forma e se sentir satisfeito pelo o que concluiu.
Outra oportunidade de praticar a consciência é durante as refeições. Seja consciente do momento em que escolhe o que vai comer, até terminar sua refeição, se mantendo atento às cores, aromas e sabores. Tente ficar longe de eletrônicos, desfrute da companhia que tiver e aprecie cada pedaço, sabendo que o ato de mastigar pode ser calmante e satisfatório.
A meditação é uma ótima forma de trazer presença para a sua vida. Não é preciso nem sentar para meditar, você pode fazer até caminhando ou começar apenas prestando atenção na sua respiração. Basta ficar atento ao ritmo da sua respiração e já estará fazendo maravilhas pela sua consciência; você estará gradativamente se tornando mais presente no momento.
Durante essas festas de fim de ano, esteja presente. Dê o presente da sua presença a quem você ama e até a si mesmo. Você vai sentir orgulho de si mesmo. Se não o fizer para seu próprio bem, faça pelo bem dos seus relacionamentos. Não há nada que se possa fazer pelo passado, e o futuro ainda há de acontecer. O presente é agora, viva no momento, seja presente e desfrute dos benefícios que passará a perceber. Quando você pratica a autoconsciência, você se sente mais conectado, mais vivo, se abre para viver sua realidade e para o belo futuro que está à sua frente.
Desejando-lhe abundancia de saúde, bem-estar e autoconsciência.

Sabrina Powell

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze − sete =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba as novidades BrazilUSA

Faça parte de nossos assinantes e receba todas as novidades da BrazilUSA.

You have Successfully Subscribed!