[layerslider id="15"]

MINDSET O Condicionamento Mental para a Melhor Performance

MINDSET O Condicionamento Mental  para a Melhor Performance
05 fev 2019

A capacidade humana de desenvolvimento cognitivo é, sem dúvidas, infinita e se faz necessária a compreensão de como o ser humano pensa, sente e age. O conhecimento existente no inconsciente desenvolvido através das diversas experiencias ao logo do tempo pode gerar resultados na realidade humana basEados na escassez ou na abundância. Percebe-se que o resultado está associado ao condicionamento mental que o individuo desenvolve.
Como o indivíduo reagiria as situações na vida através das características de cada Mindset. Estudo feito pela Dr. Carol Dweck, apresentado em seu livro Mindset: a nova psicologia do sucesso apresenta dois modelos de mindset: Fixo ou de crescimento. O estudo demonstra que o individuo de Mindset Fixo assumiria o papel de vitima, sentindo-se rejeitado, colocando a situação externa como principal responsável pelo seu fracasso ou sucesso, neste caso se culpando pelo fracasso ocorrido durante o dia. Já o indivíduo com características de Mindset de Crescimento criou um formato interno de aprendizado na busca de resultado futuro mais proveitoso, buscando se empenhar mais, responsabilizando-se pela situação ocorrida, logo aprendendo com seus próprios resultados, sejam eles positivos ou negativos. Neste caso, reconhecendo o resultado e criando plano de melhoria.
Para desenvolver um Mindset de crescimento é preciso ter a consciência expandida. Uma vida extraordinária somente acontece, quando o indivíduo transforma o estado de vitima, julgamento ou de autoculpa para o estado de autoresponsabilidade, percebendo que o seu condicionamento mental o levará ao sucesso ou fracasso, dependendo de suas crenças. É preciso transformas as dificuldades em progresso, na verdade os problemas são soluções de desenvolvimento mental, crescimento e movimento. A vida extraordinária somente depende de escolhas. Qual forma de pensar? Qual forma de sentir? Para que se possa desenvolver o estado mental dinâmico de abundância e resultados. Vale a pena fazer o seguinte questionamento:

Qual dificuldades estão passando neste momento que precisam ser transformadas para que se possa viver a vida extraordinária?

O que se deseja transformar agora para progredir e ser mais feliz? O que se aprende com a situação atual?

Antes de se analisar com mais detalhes os modelos de Mindset, vale compreender o sistema de crenças limitadoras inerentes ao ser humano.
Na base dessas crenças se encontra o SER, crenças relativas à sua identidade, o “quem eu sou?”. Muito comum as pessoas se denegrirem ou autosabotarem por não se conhecer ou não acreditar na sua própria identidade, essência. É preciso identificar quais são as crenças existentes no que se refere à identidade. Perguntas como: Quem eu sou, eu sou bonito/feio, sou inteligente/burro e a busca em responder tais questionamentos, dependendo da resposta levam o individuo a reconhecer estas crenças de identidade e a ter clareza maior de quem realmente é.
O próximo nível do sistema de crenças é o FAZER, crenças relativas à sua capacidade, “o que eu sou capaz?” O indivíduo pode até se conhecer, mas se bloqueia em suas próprias dúvidas referentes ao que é capaz de fazer. Perguntas e/ou comentários como: Eu consigo fazer o projeto?; Eu sou capaz de desenvolver uma ideia?; Eu não consigo fazer; Eu não consigo terminar; levam o indivíduo a um bloqueio de capacidade, colocando-se sempre na passividade das ações, paralisando acoes que devem se avaliadas.
Por último, o topo do sistema de crenças, o individuo se encontra em uma zona de conforto e apesar de visualizar o que se deseja e sentir o desenho, alinhando o que sente com o que se pensa, faz-se necessário aplicar exercício de crenças para declara o desenho da transformação.
O terceiro nível das crenças diz respeito a merecimento. Na maioria das vezes o individuo está claro sobre sua identidade e capacidade, mas se limita a receber do Universo o que há de mais prospero. Crenças deste nível limitam os resultados, fazendo com que o individuo obtenha menor performance.

EU TENHO —> EU FAÇO —> EU SOU

De uma forma de condicionamento mental padrão, o individuo pensa no merecimento em busca de encontrar a sua identidade. Este é um processo de fora para dentro, de julgamento e de pouco resultado. E quando associado aos pensamentos negativos ou de dúvidas resultam em um condicionamento mental, ou estado de Mindset estático, aprisionado em suas próprias crenças, contrário ao estado de Mindset Dinâmico. Por exemplo, se eu tivesse dinheiro, eu seria feliz. O individuo espera ter algo para poder ser algo, criando um espaço de pseudo identidade ou negação de sua identidade. Neste caso, no inconsciente é criada a dúvida a partir do condicionamento do SE, negação da realidade, eu somente serei feliz SE eu tiver dinheiro; e através da inversão do nível de crença. Para uma compreensão mais detalhada sobre como se pode fazer uma transformação de Mindset, conheça o trabalho desenvolvido pelo Instituto Internacional de Neuroprodutividade nos Estados Unidos, visite www.npiinstitute.com

Quadro com breve descrição visual da diferença entre os mindsets.

Mindset Estático Mindset Dinâmico
Externo Interno
Culpa Responsabilidade
Julgamento Aprendizado
Talento Esforço
Fora para dentro Dentro para fora
Evita desafio Aceita desafio
Na dificuldade: desiste Na dificuldade: abraça
Não aceita erros Aprende com erros
Comparação Complementa
Inveja Inspira
Fixo Movimento
Raiva/Medo Gratidão
Por quê? Para quê?

Edel Pontes

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 + 8 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba as novidades BrazilUSA

Faça parte de nossos assinantes e receba todas as novidades da BrazilUSA.

You have Successfully Subscribed!