[layerslider id="15"]

LOFT: UM CONCEITO CONTEMPORÂNEO DE MORADIA

LOFT:  UM CONCEITO CONTEMPORÂNEO DE MORADIA
06 jul 2018

capa south florida maio junhoTendência forte na arquitetura contemporânea, as residências inspiradas em lofts estão cada vez mais em alta. Apesar de super atuais, essas moradias surgiram há muito tempo. Alguns creditam ao arquiteto Le Corbusier os primeiros traços de um loft residencial, ainda nos anos 1920. Porém, o conceito de loft urbano foi consagrado em Nova Iorque, entre os anos 1950/70, quando antigos edifícios industriais, galpões e armazéns passaram a ser convertidos em lares para profissionais liberais, artistas, publicitários e executivos. Desde então, eles se transformaram não só em um tipo de morada com características arquitetônicas específicas, mas em um estilo de viver.

Entre as características desse tipo de imóvel estão o pé-direito alto, a planta aberta – sem divisões internas e com ambientes conjugados em um só, iluminação natural garantida por grandes janelas, além de colunas de sustentação, tijolos e tubulações (elétrica e hidráulica) aparentes. Como o conceito de loft continua evoluindo, a maioria dos projetos, inclusive no Brasil, se distancia muito dos atributos originais. Ainda hoje associados à inovação, os lofts vêm se adaptando às necessidades da vida moderna e

loft

Exemplo de Loft vertical projetado para uma penthouse onde apenas a lavanderia, suítes e banhos estão protegidos por paredes.
O Branco esteve no piso de mármore, nas paredes e revestimentos dando leveza ao conjunto e refletindo a luz natural das altas janelas no alto pé direito.
Esse é um típico espaço utilizado como residência e home/Office, onde o Design de Interiores foi concebido para permitir atividades simultâneas de forma não conflitante. Projeto Myrna Porcaro

incorporando elementos como eficiência energética, sustentabilidade, design e acessibilidade.
Entre os atributos que valorizam os lofts estão a versatilidade e o fato de se ter tudo à vista, de forma bem prática. Por serem extremamente funcionais, esses espaços, praticamente sem divisões e normalmente com o pé direito alto, possibilitam uma infinidade de composições, nos mais diversos estilos, alem de dar total liberdade aos seus usuários de transformar o espaço, a decoração de acordo com a atividade.

loft

Loft urbano, horizontal concebido para a Casa Cor 2015 em São Paulo. Nele observa-se a harmonia e fluidez entre os quatro cantos do loft imaginado para abrigar um casal de colecionadores de arte. A cozinha é aberta e se interliga com o Living através de uma bancada suspensa.
O Home Office / Penteadeira separa o living da suíte que tem closet e sala de banho integrados.
Materiais nobres e iluminação inteligente valorizam todo o espaço e ajudam na unificação do conceito do Loft.

Mudanças significativas no estilo de vida e comportamento da sociedade colaboram para que mais e mais pessoas optem por este estilo.
As famílias reduziram de tamanho, casais novos optam por não ter filhos ou o fazem tardiamente, filhos já deixam os lares dos pais mais cedo e a maior independência é observada nas pessoas mais idosas.
Alem disso, no Brasil assim como já acontece a décadas nos países mais desenvolvidos, cada vez é menos frequente a presença de auxiliares para os serviços da casa. Sob essa ótica residências mais abertas com espaços fluidos e mais iluminados que possam ser utilizados em varias funções são mais atraentes.
Ambientes integrados são tendência, mas a pouca privacidade torna o loft uma opção mais viável para solteiros e sem filhos. Como recurso de decoração para delimitar os ambientes, sugerem os móveis, mesclando planejados e multifuncionais; até porque, atualmente, os lofts costumam ter metragem menor.
O chamado “estilo loft” é um termo que tem sido utilizado de maneira aleatória, normalmente para designar ambientes integrados ou com pé-direito duplo, mas para entender o que é o verdadeiro loft é preciso conhecer suas origens.
O principal atrativo desse estilo de vida é a praticidade e versatilidade, pois você cria e recria o espaço utilizando os móveis como delimitadores, podendo mudá-los e rearranjá-los a qualquer hora sem custos adicionais. Não há limite para a criatividade! E o caráter multifuncional aliado à pratica e eficiência é determinante para justificar cada componente destes espaços.
Aos poucos este tipo de formato para residências ganhou popularidade e simpatia de outras camadas da população assim como outros tipos de usuários. Isso também despertou a atenção dos empreendedores do mercado imobiliário que destina considerável fatia de seus novos lançamentos para esse formato. Os acessórios e equipamentos da indústria vem sido desenvolvidos vislumbrando essas novas moradias e sua melhor adaptação.
Atualmente os lofts são atração no mercado, já que a vida moderna exige moradias práticas e compactas. Além disso, devido à integração, pequenos espaços tornam-se amplos.

Myrna Gondim Porcaro

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 3 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba as novidades BrazilUSA

Faça parte de nossos assinantes e receba todas as novidades da BrazilUSA.

You have Successfully Subscribed!