[layerslider id="15"]

Lake Nona: Qualidade de Vida

Lake Nona: Qualidade de Vida
06 dez 2017

A ideia de uma cidade perfeita para morar com qualidade de vida, inovação e vivendo a cultura da colaboração parece coisa de filme de ficção científica. Visitar Lake Nona, no entanto, é deparar-se com um projeto ousado e futurista que é uma realidade hoje.

Esta história começou 20 anos atrás, quando o empresário inglês, Joe Lewis, proprietário do Grupo Tavistock, que controla negócios tão diversificados como o time de futebol Tottenham da Inglaterra, a Mitchells & Butlers pub company, entre outros, comprou o Lake Nona Golf & Country Club e deu início ao seu sonho: Construir o melhor bairro do mundo. Um sonho ousado, um lugar onde uma comunidade inteiramente projetada pudesse alcançar uma vida plena com a mais alta tecnologia, integrando saúde, educação e segurança.

Nesta matéria você vai conferir por que Lake Nona foi eleita um dos 10 bairros do futuro nos Estados Unidos.

Para nos ajudar, convidamos o Broker*, Christopher Regis, dono da New Home Programs Orlando, uma imobiliária 100% americana que vem se destacando no cenário da Flórida, além de ele ser apaixonado por Lake Nona e morador do bairro.

*Para tornar-se Broker é necessário pelo menos 2 anos de experiência como Realtor (corretor de imóveis) e uma grande carga de cursos especializados, como: Direito imobiliário, Gerenciamento de negócios, Gestão de corretagem, entre outros. Apenas os Brokers podem gerenciar uma imobiliária e ter sob sua licença a atuação de outros Realtors.

Christopher começa falando sobre o prazer que é receber os brasileiros nos Estados Unidos:

“O perfil do brasileiro que vem para Flórida mudou muito. Hoje, não apenas está investindo em imóveis na cidade, ele quer se estabelecer de maneira legal na américa. Está investindo no país, abrindo novos negócios e criando empregos. Quer boas escolas para os filhos, segurança para família e, principalmente, qualidade de vida.”

Pergunto por que Lake Nona, e Christopher não hesita!

“O que está acontecendo em Lake Nona é quase tão impressionante quanto foi a construção dos parques da Disney na década de 70. São 7 milhões de metros quadrados e bilhões de dólares investidos na região. As escolas públicas estão entre as melhores dos Estados Unidos, a cidade médica de Lake Nona é diferente de qualquer outro Cluster em qualquer parte do mundo, são dois Campus Universitários, institutos de pesquisas e campos de inovação tecnológica, hospitais que são referências mundiais, empresas globais (gigantes como Amazon, KPMG, Johnson & Johnson), milhares de postos de empregos sendo criados, segurança e tecnologia de ponta, além de uma política orientada ao bem estar e a saúde, e como bônus, Lake Nona está a poucas milhas dos parques da Disney e Universal.”

E com esta introdução apaixonante iniciamos nosso Tour.

Lake Nona Medical City – O plano de construir a Cidade Médica de Lake Nona surgiu em 2002 após uma conversa entre o então Governador da Flórida, Jeb Bush e Lewis.

Após o 11 de Setembro, o Estado da Flórida tinha um grande excedente de fundos concedido pelo Governo Federal. Bush estava disposto a aplicar em um projeto duradouro, que melhorasse a economia e criasse empregos com melhores salários.

Nesta conversa, Lewis relatou que havia realizado alguns investimentos biotecnológicos em um Cluster de pesquisas em San Diego e estava impressionado com a quantidade de talentos que foi atraído pelo projeto. Bush foi ao Sul da Califórnia e voltou entusiasmado da viagem. E assim iniciou o projeto da Cidade médica de Lake Nona, uma comunidade residencial enfatizando saúde, educação e sustentabilidade.

O primeiro passo foi convidar a UCF (University of Central Florida), a maior Universidade da Flórida, com mais de 64 mil alunos, para construir o Campus da faculdade de medicina em Lake Nona. A Universidade seria o “centro” deste novo cluster. Em 2005, a Tavistock ofereceu um pacote de incentivos, doando 50 acres de terra, avaliados na época em US $ 30 milhões, e US $ 12,5 milhões em dinheiro. O Governo da Flórida contribuiu com mais US $ 25 milhões. E em 2009, a UCF teve sua primeira aula em seu campus de Ciência da saúde em Lake Nona, e a faculdade de Medicina formando centenas de alunos por ano. E o Hospital Universitário, o UCF Lake Nona Medical Center Hospital, está em construção.

O Sanford-Burnham Medical Research Institute, um dos maiores institutos de pesquisas do mundo, veio para Cidade médica em 2006. São mais de 850 cientistas que trabalham em pesquisas fundamentais para descoberta de medicamentos nas áreas de câncer, neurociência, distúrbios metabólicos, entre outros.

Após ter a UCF e o Sanford-Burnham em suas terras, Lake Nona atraiu outras instituições e em 2007 o Governo Federal escolheu a Cidade Médica e investiu U$ 600.000,000 (seiscentos milhões de dólares) para construção do VA Hospital (Orlando Veterans Affairs Medical Center and Sim Learn Center), hospital dos veteranos com capacidade para atender 5 mil pacientes por dia.

Em 2012, foi inaugurado o Hospital pediátrico, Nemours Children’s Hospital, referência no tratamento de doenças crônicas infantis. O Nemours vai muito além de um Hospital. Cuidar da saúde se torna mais divertido quando as crianças podem escolher as cores das paredes de vidro do quarto ou ainda jogar video game. Você pode passear por uma floresta em meio a estrutura e também visitar um tanque de peixes administrado pela SeaWorld.

No mesmo ano, a Universidade da Flórida (University of Florida Research & Academic Center) trouxe seu Centro Acadêmico de Pesquisas para Lake Nona, incluindo um programa de doutorado em farmácia focado no que existe de mais avançado a nível mundial, particularmente focado em doenças como o câncer, doenças cardiovasculares, diabetes e distúrbios cerebrais. A Guide Well Innovation Center montou um Centro de Inovação, com laboratórios especializados em desenvolver soluções de diagnóstico, tratamento e monitoramento de cuidados de saúde, criando dispositivos médicos, serviços de TI e outros campos de tecnologia disruptiva.  E a Burnett School of Biomedical Sciences (Escolas de Ciências Biomédicas) da UCF está em pleno funcionamento, um prédio com instalações para animais transgênicos e laboratórios de Biossegurança de nível 3, possuindo programas de biomedicina rigorosos e avançados.

Muitos lugares tentaram estabelecer “clusters” como a Medical City (Cidade Médica) para estimular a economia da cidade. Poucos conseguiram. Mas até agora, nenhuma conseguiu combinar um “cluster” com desenvolvimento residencial de forma tão bem sucedida.

Para se ter uma ideia do quão ambicioso é este projeto, os CEOs dos hospitais coordenaram diretamente o recrutamento dos funcionários. Foram entrevistados enfermeiros de diversos estados. E para ajudar com a questão familiar dos que foram aprovados, eles entraram em contato com todas as empresas da região tentando encontrar um trabalho para os cônjuges.

Hoje, Lake Nona representa para medicina o que o Vale do Silício representa para técnologia.

Lake Nona

Segurança: Lake Nona está entre os bairros com menor índice de criminalidade em todo estado da Flórida. Primeiro, porque em termos gerais Orlando é um lugar seguro, e Lake Nona, por ser um bairro privativo tem segurança reforçada, além de todo suporte e auxílio da tecnologia de ponta a disposição. “Meus filhos vão todos os dias de bicicleta para escola, eles se juntam aos coleguinhas da vizinhança, e no fim, ir para escola é uma diversão.”

“Aqui temos tudo. Consigo cuidar da minha saúde, jogar tênis todos os dias com minha mulher e estar perto das minhas filhas o tempo todo. Lake Nona é um lugar único e referência de bairro nos EUA e no mundo.”

  • Anderson Ramos, cliente e amigo de Christopher. Foi um dos principais executivos da multinacional Nokia no Brasil e dono de uma grande agência de publicidade.

As escolas públicas de Lake Nona estão entre as melhores ranqueadas nos Estados Unidos, seja Elementary, Middle ou High School. Quando são matriculadas, as crianças recebem um Notebook e todo material didático. A alimentação e o transporte (nos famosos ônibus amarelos) são gratuítos.

A tecnologia é um elemento crítico no projeto de Lake Nona. Empresas como a GE (Listada como uma das 5 maiores empresas do mundo, trata-se de um conglomerado de multinacionais com atuação em diversos segmentos, como: petróleo e gás, desenvolvimento de softwares, saúde, farmácia, aviação, e tantos outros), e a Cisco Systems (uma das maiores empresas do mundo em soluções para redes e comunicações ) entraram como parceiros estratégicos fornecendo iluminação pública de LED customizada. Em parceria com a Dais Technologies, Lake Nona conta com uma rede de fibra óptica de alta velocidade, disponível para empresas, eventos e os lares da cidade, que possuem uma velocidade de Internet de “um gigabyte por segundo”, 200 vezes mais rápido do que a média americana. Os edifícios comerciais têm o certificado LEED (Leadership in Energy & Environmental Design), que é um “selo” de construções sustentáveis incorporado a projetos com eficiência energética, seleção de materiais, uso de energias alternativas, preservação e melhoria da qualidade ambiental interna.

O uso de recursos não renováveis como a gasolina está sendo limitado, e como alternativa são instalados carregadores de veículos elétricos.

Um dos projetos que mais desperta a curiosidade de quem visita Lake Nona é o protótipo das casas inteligentes. Quem cresceu nas décadas de 80 e 90 certamente se lembra do desenho animado “Os Jetsons”, uma família de 2062 que conviviam com um grande avanço tecnológico. Pois é, quando você entra na casa inteligente de Lake Nona, é como se estivesse fazendo uma visita ao senhor George Jetson. Mas é tecnologia de MORADIA no presente. Só para citar algumas inovações curiosas das casas “inteligentes”: o piso é de cortiça, um material que evita bactérias e germes e é mais confortável. A dispensa é conectada a um painel central que sugere receitas com base no que ela dispõe. Se falta alguma coisa, há uma automação que avisa o supermercado, e eles vêm entregar o pedido na sua porta. Em toda a moradia, você vê tecnologia a serviço da saúde. São luzes infravermelhas para queimar bactérias na cozinha. Vasos sanitários que monitoram a urina das pessoas e automaticamente notificam o hospital caso perceba-se alguma alteração. O chuveiro já sai com a vitamina C para repor a quantidade exata que você precisa durante o dia. E há até mesmo um sistema de horta dentro da casa com hidroponia. Isso tudo com a internet mais rápida do mundo. Nem os Jetsons tinham tanta tecnologia, não acha?

Saúde: Todos os aspectos do bairro estão destinados ao bem estar e a saúde. Lake Nona é um Life-Sciences Cluster, um “laboratório-vivo” de pesquisa e estudo da saúde humana. A Tavistock convidou os moradores do bairro a participarem de estudos formais de saúde realizados pelos institutos de pesquisas da Cidade Médica, e a Johnson & Johnson está monitorando este estudo longitudinal que tem como principal objetivo a prevenção.

LAZER E ENTRETENIMENTO para curtir ainda mais a vida. Com certeza, o que não falta no Lake Nona é lazer. Se você é do tipo que ama vento no rosto, que tal velejar, andar de barco ou caiaque, nos 44 mil m² do lago artificial da cidade, com água filtrada e limpa todos os dias? Se segue sua busca pelo equilíbrio, pode desfrutar dos eventos semanais de Ioga na praça central da cidade, ou passar seu tempo vivendo o romantismo de um cinema ao ar livre. Gosta de música? Bandas se apresentam semanalmente também na praça da cidade. E sabe quando bate aquele calor? Você vai aproveitar o clube com piscina e área para criança. Mas se estamos falando mesmo de conforto, por que não mencionar o carrinho de golfe que vem buscar você em casa para levar nos restaurantes, clubes ou academias quando for preciso.

ESPORTES no lugar que tem tudo para se tornar o pólo mundial de várias modalidades.

Não é nenhum exagero dizer que a próxima estrela do Tênis americano sairá de Lake Nona. A nova sede da USTA (United States Tennis Association), Associação de Tenis Americana se mudou para o local e construiu o maior Centro de treinamentos do mundo, são 102 quadras para formação e treinamento dos futuros atletas.

O Orlando City Soccer está construindo para seu time de futebol um dos Centros de treinamento mais modernos do Estados Unidos no “Performance District”.

12 quadras de Baseball receberão campeonatos de várias modalidades o ano inteiro. 20 quadras de areia para prática do vôlei de praia. E para quem não é atleta, mas gosta de fazer esporte, não faltam opções. São 60 km de trilhas de bicicleta, usadas por grupos de ciclistas. E está sendo construído um parque aquático com obstáculos, quadras de basquete, campos de futebol e área de camping para lazer.

E eu ainda não falei do paraíso para os golfistas que é Lake Nona.

Já quem ama bater perna no shopping, poderá aproveitar um shopping gigante que está sendo construído, contando com uma academia de 12 mil m², cinema ultramoderno, uma cervejaria e uma casa de show de comédia. Tudo dentro do shopping.

Investimentos e empregos:

100 novos portões de embarque estão sendo construídos no Aeroporto Internacional de Orlando a um investimento de mais de 1 bilhão de dólares. A Amazon está construindo seu centro de distribuição em Lake Nona. Certamente, um referencial tecnológico de logística como todos os projetos da empresa. O Centro da KPMG, a maior empresa de auditoria do mundo, escolheu a cidade para criar um projeto de 450 milhões com 800 quartos para abrigar um centro de formação de profissionais.

Lake Nona

São quase 30 mil postos de empregos. E com tudo isso, segundo a Tavistock, Lake Nona ainda está no que eles chamam de fase de investimento inicial. A segunda fase incorporará dois novos hotéis, dois novos edifícios de escritórios, um centro de inovação para incubar startups, um complexo de apartamentos e um shopping com 1 milhão de m2.

Até agora foram construídas 3.000 casas e um total de 11.000 estão planejadas até 2026. O preço médio das casas de Lake Nona são de U$ 500.000,00 (quinhentos mil dólares), mas ainda é possível encontrar imóveis na faixa de 200 mil ou mesmo comprar Mansões de milhões de dólares.

É por isso que recomendo uma visita a Lake Nona, uma cidade onde o futuro se tornou presente, e se o desejo é morar nos EUA, Lake Nona é qualidade de vida!

Se você tiver dúvidas ou perguntas sobre Lake Nona, envie e-mail para nossa redação ou pode falar diretamente com Christopher Regis pelo e-mail Christopher.regis@newhomeprograms.com, ou pelo telefone. Celular: +1 (754) 265-6608.

 

Texto por Vilto Reis

Compartilhar

Comentários

  1. Adriano Disse: 20 dezembro, 2017

    Parabéns!!! Algo realmente impressionante 👏👏👏👏

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze + 16 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba as novidades BrazilUSA

Faça parte de nossos assinantes e receba todas as novidades da BrazilUSA.

You have Successfully Subscribed!