[layerslider id="15"]

Doutoranda faz pesquisa sobre a experiência religiosa de brasileiros nos Estados Unidos

Doutoranda faz pesquisa sobre a experiência  religiosa de brasileiros nos Estados Unidos
02 fev 2019

Foram seis meses dedicados a conhecer sobre a realidade do imigrante brasileiro. Quando cheguei a Orlando tinha uma ideia para o que encontraria e confesso que me surpreendi. A cada descoberta nas histórias narradas pelos participantes diretos e os “indiretos” que são aqueles que ao longo do tempo me deram dados do dia a dia importantíssimos, houve um convite a ressignificar minha pesquisa. Percebi imediatamente que receberia também as maiores lições de vida. Todas as leituras foram aos poucos colocadas a segundo ou terceiro plano porque o meu conteúdo mais rico estava na observação e participação na realidade migratória, era preciso viver os desafios de ser imigrante. Conheci o medo das incertezas, a dor da saudade e o cansaço pelas dezenas de horas dedicadas a entender essa trajetória heroica.
Com a pesquisa tive a oportunidade de conhecer um pouco a relação “experiência religiosa x imigrantes brasileiros” a partir da contribuição de três Igrejas: Ministério Semeadores de Boas Novas, First Baptist Church e Resurrection Catholic Church. Ao todo são aproximadamente 14 entrevistas coletadas e a cada pessoa que escutava tinha ainda mais certeza sobre a riqueza que cada imigrante oferecia através do seu relato. Ouvi histórias de enfrentamento, dor, força e superação.
Temos registros importantes para esse mapeamento da realidade migratória e deixo meu compromisso de reproduzir com tamanha riqueza todos os relatos, utilizando também dados das minhas vivências que me deixaram entender sobre a grandeza que há nos desafios e nas vitórias de todos vocês.
Cheguei dizendo que faria coleta de dados para minha pesquisa doutoral e saio expressando que foi mais que uma pesquisa, foi sem dúvidas um presente de vida. Vidas se abriram a me ensinar o verdadeiro significado de humanidade e resiliência. Espero que o resultado alcance a muitos pela certeza de que essa pesquisa pode contribuir em diversos aspectos para sociedade.
Agradeço a todos que colaboraram com a pesquisa: as Igrejas e em especial ao Pastor Oseias Moreira e sua esposa Gabryella Moreira que contribuíram substancialmente para que o objetivo fosse alcançado. Toda minha gratidão a todos que dedicaram tempo às entrevistas, eu sei o quanto foi difícil parar e responder ao necessário para coleta. Minha eterna gratidão! Aguardem o produto final, acredito que surpreenderá muito.
Como disse anteriormente, teremos registrado histórias belíssimas de superação e com muita honra agradeço por ser porta-voz de tamanho projeto. Agradeço também a Universidade Federal da Paraíba pela liberação para coleta, o programa de pós-graduação em Ciências das Religiões, meu orientador Fabricio Possebon, Equipe Little Brasil, família, amigos, entrevistados e ao apoio financeiro CAPES que sem dúvidas foi essencial para a pesquisa.

Kelly Thaysy Lopes Nascimento

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove + 17 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba as novidades BrazilUSA

Faça parte de nossos assinantes e receba todas as novidades da BrazilUSA.

You have Successfully Subscribed!