[layerslider id="15"]

Jô Costa – Determinação incansável

Jô Costa – Determinação incansável
28 jan 2020

A história da brasileira Jô Costa que veio para Orlando e se tornou uma empresária próspera à frente de três empresas.

Assim como tantas famílias de brasileiros que migram para América, Josemy Costa, mais conhecida como Jo Costa, suas duas filhas e o pai das meninas vieram para Orlando em 2005, em busca de mais qualidade de vida e segurança. Ela ainda não sabia, mas em pouco tempo muitos desafios e surpresas estariam por vir e logo se tornaria uma empresária brasileira de sucesso na terra do Tio Sam.

Assim que chegaram, Jo e o pai de suas duas filhas montaram uma empresa na área da construção civil, tendo em vista que naquele período havia uma grande demanda de mão de obra na indústria, e em pouco tempo, direcionaram-na para a reforma de hotéis.

Após um ano e meio em Orlando, Jo e o pai de suas duas filhas decidiram se separar e ela ficou com as duas crianças, mas isso não foi empecilho para que ela seguisse trilhando os caminhos em busca de voos mais altos “Não foi uma decisão fácil, pois assumi sozinha minhas filhas, longe de casa, num país novo para mim. O mais difícil foi não ter a presença de familiares, éramos somente nós três. Então comecei do zero, e com duas crianças que são, sem dúvida, a razão da minha vida. Não tinha tempo para me preocupar com as dificuldades que não foram poucas, mas decidi focar nas possibilidades. Assim que minha filha mais velha completou 12 anos eu já poderia deixá-las em casa sem minha presença. Decidi tirar minha licença de Real Estate Agent, pois essa carreira me permitiria ter flexibilidade de horário, o que é importante para uma mãe sozinha com filhos na idade escolar”.

As adversidades foram sendo vencidas e após três anos de trabalho como agente, Jo conquistou sua licença de Broker, abriu a própria imobiliária e uma administradora de imóveis de aluguel. Um ano depois, abriu a administradora de imóveis de férias, e hoje está à frente de três empresas do setor imobiliário.

As empresas

Jo Costa explica a função de cada uma de suas empresas. “São três empresas no mercado, a International Team, que faz a comercialização, auxiliando na venda e na compra de qualquer imóvel no estado da Flórida, porém somos muito focados no mercado de Orlando. A International Home Property Managment, que atua na administração de imóveis de aluguel anual; damos toda assessoria na divulgação do imóvel; captação do inquilino ideal; manutenção do imóvel, que é uma grande preocupação nossa, onde é dada uma atenção especial; e é claro, todo o operacional que é gerado pelo nosso sistema interno, dando muito tranquilidade ao proprietário e garantindo seu retorno. E a IHome Resort, outra empresa do grupo que faz o gerenciamento de casas de temporada nos melhores resorts da cidade; gerenciando e alugando para temporada, buscando sempre uma elevada taxa de ocupação e visando a preservação do imóvel através da manutenção preventiva que é mais barata, garantindo maior lucratividade. Uma parceria de trabalho que começa com a transparência e excelência em serviços prestados”.

Diferencias em um setor competitivo

O setor imobiliário é muito promissor na Flórida e especialmente em Orlando, e com tantos investidores e empresas atuando, é preciso ter diferencias para conquistar clientes e criar um nome de respeito no segmento, como explica Jo. “O mercado imobiliário é imenso. Existe espaço para todos, mas é claro que o que diferencia um profissional do outro é a experiência, profissionalismo, seriedade, transparência, etc. Acredito que o meu diferencial é o atendimento exclusivo e direcionado às necessidades do meu cliente, seguido de muita ética. Por ser uma indústria muito dinâmica, estou sempre me aperfeiçoando no conhecimento de novas ferramentas e informações do próprio mercado para poder levar os mais recentes lançamentos e atualizações do mercado. A grande maioria dos meus clientes é apresentada por outros clientes que já tiveram uma experiência positiva com o meu trabalho. É muito bom ser reconhecida pela ética, transparência e profissionalismo. Fruto de muito empenho, dedicação e muito amor no que faço. Trabalhamos com esses valores, desde a consultoria que é extremamente necessária para identificarmos as necessidades e expectativas de nossos clientes o pós-venda e os cuidados com o seu patrimônio são parte nosso compromisso. Somos três empresas integradas e auxiliamos nosso cliente desde o início do processo de compra, mostrando resultados concretos do trabalho que já executamos com retornos entre 10% a 12 % ao ano. Isso é possível sim, diminuindo custos de manutenção, e aumentado a taxa de ocupação. Enfim, somos especialistas em gerar resultados e auxiliar a conquistar sonhos. Mas ainda tem mais, estamos nos dirigindo para o mercado de Portugal onde já temos um braço da empresa que começa a atuar em Lisboa e Porto”.

O atual momento do mercado imobiliário

Após, a aguda crise econômica de 2008, o mercado imobiliário na Flórida conseguiu se recuperar e hoje está aquecido. Entretanto, sempre há boatos de que uma recessão possa voltar não nos mesmos moldes de quase 12 anos atrás, mas o suficiente para atrapalhar o setor. Com a experiência de quem trabalha na prática nesse mercado, Jo discorda dos prognósticos pessimistas. “O mercado imobiliário nos Estados Unidos e posso dizer com mais propriedade em Orlando continua aquecido e deve permanecer assim por mais tempo, tendo em vista os juros que estão baixos e continuam a abaixar. Não acredito que tenhamos nenhuma recessão ou contração do mercado, mas sim, um pequeno reajuste fazendo com que o mercado se torne cada vez mais equilibrado e estável. É verdade que o mercado imobiliário tem seus ciclos, e assistimos a quedas e altas de tempos em tempos, isso é absolutamente normal. Nos momentos de queda dos preços, todos os segmentos dessa indústria sofrem e o que mais demora a se recuperar é o de imóveis comerciais, pois em função da crise, muitas empresas também sofrem causando uma avalanche de imóveis disponíveis no mercado e seu restabelecimento é mais demorado. Já residências de alto padrão, eu diria que sofrem proporcionalmente se compararmos ao número de residências existentes no mercado com as casas de médio preço. Mas estamos longe disso e vejo ainda um longo período de estabilidade”.

Satisfação com os resultados

Realizada com seus feitos, mas com disposição para buscar outros, Jo volta no tempo e relembra seu começo antes de vir para a América. “Ouço muito dos amigos que conhecem minha história dizendo: Não sei como você conseguiu. Acredito que o fato de eu ter saído cedo do Brasil, ter tido minha própria empresa aos 24 anos fora do país, sócia de uma empresa japonesa e ter conquistado minha importadora em São Paulo aos 26 anos de idade, me deu a base necessária para saber que eu era capaz. Por isso, hoje incentivo minhas filhas a estudarem fora, viajarem e conquistarem seus objetivos sem medo e com desprendimento, e conquistem sua própria independência. Temos que ter coragem de enfrentar nossos desafios e focar no que é importante. Acredito no poder da determinação”.

Compartilhar

Receba as novidades BrazilUSA

Faça parte de nossos assinantes e receba todas as novidades da BrazilUSA.

You have Successfully Subscribed!