[layerslider id="15"]

Casas de container: derrubando mitos e se firmando como uma boa alternativa

Casas de container:  derrubando mitos e se firmando como uma boa alternativa
09 mar 2019

Mais conhecidas nos Estados Unidos, as chamadas casas de container têm, aos poucos, conquistado espaço também no Brasil. Entretanto, ainda há muitas dúvidas e até preconceitos infundados sobre esse tipo de moradia que, na verdade, tem tudo para ser uma boa alternativa para quem quer comprar um imóvel.

Quando citamos que um imóvel é feito de container, imediatamente, algumas pessoas têm a impressão de ser algo simplório, nada confortável e até arriscado. Entretanto, quem se deixa levar pela curiosidade e se informa melhor, logo percebe que estava com uma visão equivocada e que há muitos prós em ter uma casa construída com esse tipo de material.

As casas de container são mais baratas que as de alvenaria ou do que as de madeira (em muitos casos, a economia fica entre 20% e 25%) e são produzidas em um tempo bem menor do que uma convencional. Além disso, elas levam uma grande vantagem quando o assunto é sustentabilidade, pois são bem menos agressivas ao meio ambiente, já que reciclam um material que teria um descarte complicado, e ainda geram apenas 1% de resíduos, enquanto que na construção de uma casa de alvenaria, ocorrem 30% de desperdícios de materiais.

DO SIMPLES A SUNTUOSIDADE, LUXO E CONFORTO

Outro mito envolvendo as casas feitas de container é que elas são obrigatoriamente pequenas e para um estilo de vida simples. Sim, essas também, existem, mas é possível fazer imóveis de diversos tamanhos e andares, com quase que uma infinidade de designs fantásticos. Há modelos suntuosos com grandes venezianas, piscina em volta, jardins no telhado, enfim, muito luxo, conforto e beleza.

Uma prova de que as casas de container são uma boa alternativa, é que nos Estados Unidos, Ásia e Europa existem grandes empresas no segmento de construção especializadas nesse tipo de imóvel, e os pedidos crescem continuamente. No Brasil, grandes marcas do segmento de construção também estão aderindo a esse formato de casa.

Dúvidas comuns:

É quente demais?
No caso do container do tipo reefer não é necessária nenhuma adaptação, pois ele já foi projetado para transportar cargas frias, por isso, “breca” o calor externo. Já no caso dos modelos “dry e high cube”, as empresas que fabricam esse tipo de moradia, utilizam revestimentos térmicos para criar um ambiente com temperatura agradável.

É durável?
Por ter sido projetado para carregar milhares de toneladas e enfrentar condições adversas de tempo, mar etc., o container durará por várias gerações, necessitando apenas de manutenção adequada que será bem mais em conta que a de uma casa convencional.

Há perigo de pegar fogo?
Entre as chapas interna e externa, há uma camada de poliuretano que fica totalmente isolada. Além disso, essa camada é antichamas.
Vale ressaltar que se não houver instalação e manutenção apropriada para segurança qualquer imóvel correrá risco de pegar fogo.

E se o container transportou material tóxico, lixo ou radioativo?
As empresas que transformam containers em casas, pesquisam o histórico de cada um deles, para saber o tipo de carga que eles transportaram. Além disso, o porto onde eles estavam, emite um laudo atestando que o mesmo está livre de qualquer resíduo ou radiação.

E quando chove?
Containers são extremamente resistentes a chuvas, por isso, não haverá problemas com as irritantes goteiras ou o risco de um grande vazamento.
Quanto aos ruídos por causa da chuva, o modelo reefer já tem isolamento acústico, para os demais modelos, será preciso indagar aos fabricantes se foi feita a aplicação de um revestimento termo acústico.

Como comprar?
Aqui um ponto de extrema importância. É preciso pesquisar nas principais empresas, pois essas poderão oferecer, variedade, qualidade e segurança, além de profissionais como engenheiros, arquitetos e construtores para sanarem todas as dúvidas, desde a escolha do formato da casa até a sua instalação.

Não é aconselhável fazer negócio sem antes ter pesquisado sobre trabalhos anteriores da empresa que venderá a casa de container, assim como verificar se este tipo de imóvel lhe trará os benefícios buscados e atenderá as expectativas de seu estilo de vida.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze − um =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba as novidades BrazilUSA

Faça parte de nossos assinantes e receba todas as novidades da BrazilUSA.

You have Successfully Subscribed!