[layerslider id="15"]

Adaptação de nossos filhos nas escolas americanas

Adaptação de nossos filhos nas escolas americanas
14 dez 2018

São muitas as razões que levam uma família a deixar o seu país de origem. Como a mais expressiva, cito a busca por melhores condições de vida e maiores oportunidades de trabalho, educação e segurança pública. Quando uma família se muda para um outro país com filhos pequenos, a adaptação delas ao ambiente escolar é com certeza uma das maiores preocupações dos pais.
Perguntas como “Será que o meu filho vai se adaptar ? ”, “Mas ele não fala nada de inglês, como vai ser na escola?”, Será que ele vai fazer amigos?” “Vai sofrer algum preconceito na escola por ser estrangeiro?” Estas são as principais perguntas que os pais fazem.
Claro que cada criança é única e o tempo de adaptação pode variar de criança para criança e principalmente com qual idade ela chega aqui nos Estados Unidos.
A adaptação da criança na maioria das vezes, sempre surpreende muito os pais. Pois, é rápida mesmo para aqueles que chegam aqui sem ter o mínimo de noção no Inglês. Geralmente, os pais tendem a ficar ansiosos e preocupados, pois é uma mudança de rotina muito grande na vida de todos. Mudança para uma casa nova em um outro país, uma escola completamente diferente, nova professora, novos amigos e principalmente uma nova língua. Nossa quantas mudanças! Não é verdade? Mas , não se desespere e não passe essa ansiedade para o seu filho. Como os EUA recebem muitos estrangeiros de toda parte do mundo, as escolas públicas daqui estão acostumadas a receber estas crianças e possuem uma equipe de professores e um método de ensino especialmente voltado para elas, que é o programa ESOL (English for Speakers of other Languages..Praticamente todas as crianças e adolescentes estrangeiros matriculados em escolas públicas americanas entram neste programa no qual elas tem um suporte dentro de sala de aula que irá ajudá-los com o aprendizado da língua inglesa. A criança ou adolescente passa por avaliações semestrais e ela só sairá do programa quando o professor perceber que ela é capaz de acompanhar a sua turma sem dificuldades. Este programa é totalmente gratuito.
A adaptação da criança na maioria das vezes é muito rápida. Observamos, que as crianças que chegam aqui, quanto mais novas elas entrarem na escola, mais rápido é o processo de adaptação e de aquisição da língua inglesa. Na maioria das vezes começam a sentir mais segurança com a nova língua do que mesmo o Português, devido a total imersão na cultura e com amiguinhos americanos, chegando a ficar quase 7 horas na escola regular. Talvez sua preocupação daqui alguns meses vai ser o que fazer com que meu filho cresça sem perder a língua portuguesa e o conhecimento da nossa cultura brasileira. Parece estranho, não é?
Então Pais, não tenha essa preocupação! Saiba que seu filho se adapta muito rápido e naturalmente. Ele irá fazer desse país a sua casa, a sua história, onde em um curto espaço de tempo estará envolvido em duas culturas distintas, o que fará com que ele seja uma pessoa mais proativa, de amplos conhecimentos e com muito mais possibilidades de alcançar o sucesso desejado.]

Tatyana Melo

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis − 2 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba as novidades BrazilUSA

Faça parte de nossos assinantes e receba todas as novidades da BrazilUSA.

You have Successfully Subscribed!