[layerslider id="15"]

A importância dos exercícios físicos para os diabéticos tipo 2

A importância dos exercícios físicos para os diabéticos tipo 2
03 fev 2019

Atualmente um em cada onze adultos no mundo tem Diabetes, entre esses 90 % tem Diabetes tipo 2 esses diabéticos tem um risco cardiovascular aumentado.
Problemas como Infarto do Coração, Acidentes Vasculares Cerebrais e obstrução arterial periférica são as principais causas de morte entre os diabéticos.
Infelizmente muitas vezes os portadores de Diabetes tipo 2 não sabem disso ou não cuidam adequadamente de seus fatores de risco cardiovascular.
A doença traz uma lista de alterações no funcionamento do organismo que aumentam os riscos de se ter um problema cardiovascular.
Flutuações nos níveis de açúcar no sangue, aumento dos níveis de colesterol e triglicerídeos, além de obesidade e falta de condicionamento físico, muitas vezes estão presentes e estão por trás desse risco aumentado.
Diante disso tudo a Sociedade Europeia de Cardiologia publicou orientações quanto a necessidade e tipos de exercícios que os diabéticos devem fazer quais evidências científicas apoiam essas orientações.
Conversei com o Dr. Rodrigo Moreira, Presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, que acredita que, nos próximos anos, veremos cada vez mais Sociedades se posicionarem, colocando o exercício físico não como substituto de medicamentos, mas quase como um remédio também para o tratamento de diversas doenças crônicas, especialmente a obesidade, o diabetes e as doenças cardiovasculares”.
O tratamento do Diabetes envolve mais do que somente manter o nível de açúcar no sangue controlado.
É muito importante que os diabéticos treinem para conseguir o melhor condicionamento cardiorrespiratório, pois esse é melhor marcador que temos para identificar o risco de alguém sofrer um problema cardiovascular.
Para que todos esses objetivos sejam alcançados uma abordagem multidisciplinar com médico especialista, orientação nutricional e prática de exercícios físicos orientados por especialistas é o melhor caminho.

Dr. Luís Fernando Correia

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três + 18 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba as novidades BrazilUSA

Faça parte de nossos assinantes e receba todas as novidades da BrazilUSA.

You have Successfully Subscribed!